Se você trabalha com construção civil tem uma ideia concreta da quantidade de riscos que esta atividade envolve e a que expõe seus trabalhadores na execução das obras.
Pensando nessa ampla quantidade de situações que podem ocorrer surgiu o seguro risco de engenharia.
O seguro de construções tem o objetivo de garantir a cobertura de acidentes que possam ocorrer num canteiro de obras e é fundamental para garantir a proteção da empresa e dos trabalhadores.
Se você não conhecia essa modalidade de seguro, o artigo de hoje é pra você. Leia até o final e fique inteirado sobre o assunto.
O que é um seguro de riscos de engenharia?
Essa modalidade de seguro visa oferecer coberturas contra acidentes que possam gerar prejuízos para o empreendimento de construção e/ou reforma, quanto aos materiais utilizados na obra.
Uma apólice dessas também oferece garantias para as despesas ou serviços oriundos dos prejuízos provocados em:
- máquinas
- equipamentos
- estruturas metálicas
- bens instalados
- estruturas montadas
sejam essas últimas opções de forma permanente – durante a fase de instalação ou montagem dos bens segurados.
Um Seguro de Riscos de Engenharia é responsável por obras de edificações residenciais, comerciais e industriais – sejam elas novas ou em reforma.
Por que contratar um seguro de risco de engenharia? Quem pode contratar tal serviço?
É uma modalidade de seguro especialmente direcionado a pessoas físicas ou jurídicas com interesse direto em obras de construção civil.
Isso porque esta atividade envolve riscos inerentes e tanto os proprietários quanto as empresas responsáveis pela execução de uma obra estão diretamente expostos a esses fatores.
A ocorrência de um imprevisto pode colocar em perigo a execução da obra e atrasar cronogramas, frustrando expectativas e necessidades dos clientes e investidores. Uma apólice de seguro desse tipo proporciona proteção contra prejuízos inesperados e permite a concretização de projetos, independente dos imprevistos que aconteçam.
Já deu uma lida em nosso blog nos textos que tratam dos seguro de risco de engenharia e equipamentos?
Qual a diferença entre Risco de Engenharia e RC obras
Estes dois são facilmente confundidos, por isso vamos explicar as diferenças entre eles.
O seguro de Riscos de Engenharia visa a proteção do patrimônio relacionado a uma obra, garantindo cobertura para danos materiais causados por imprevistos que ocasionam danos ou destruição em obras de engenharia civil – dos equipamentos e/ou máquinas utilizadas na construção.
Já o Seguro RC Obras atua garantindo o pagamento ou o reembolso de valores (de acordo com o caso), pagos pelo segurado como título de indenização determinada pela Justiça por danos materiais e/ou corporais causados a terceiros devido a acidentes ocorridos na execução da obra.
O RC Obras pode ser contratado de forma isolada ou mesmo inserido em uma apólice de Riscos de Engenharia ou outra modalidade.
Coberturas dessa modalidade de seguro:
A cobertura básica do seguro de Riscos de Engenharia oferece indenização por riscos referentes à construção, o que inclui incêndio e erros de execução e inclusive, protegendo no caso de sinistros envolvendo fenômenos decorrentes do clima:
- alagamentos
- inundações
- queda de raios
- entre outros…
Ele ampara ocorrências que podem danificar equipamentos e até mesmo destruir o canteiro de obras.
Além da cobertura básica, a apólice de Risco de engenharia oferece uma série de proteções adicionais para adequar o seguro às necessidades de cada empreendimento.
As principais coberturas do Risco de Engenharia são:
- Roubos
- Incêndios
- Explosões
- Chuvas;
- Alagamentos (em decorrências das chuvas ou por motivo externo);
- Tempestades;
- Descargas de eletricidade (em decorrência de raios);
- Prejuízos em equipamentos;
- Destruição do canteiro de obras.
Além destas, destacamos outras que podem ser adquiridas de acordo com a necessidade da obra em questão.
Coberturas de propriedade
Além da cobertura básica para riscos da construção, essa cláusula oferece várias proteções adicionais que permitem adequar a apólice às necessidades de cada obra.
Entre elas estão:
- Erros de Projeto – cobre danos causados por erros de projeto – indenizando valores relacionados a reposição, reparo ou retificação
- Despesas extraordinárias – cobertura para despesas adicionais de mão de obra por serviços realizados no período noturno, feriados ou finais de semana.
- Despesas com entulho – abarca custos de retirada de entulho da obra quando da ocorrência de sinistro
- Tumultos, greves e lockout – inclui despesas de danos causados por greves, tumultos ou greve patronal
- Incêndio após finalização da obra – cobre danos causados ao edifício, incluindo bens alocados nos apartamentos ou salas comerciais
- Salvamento e contenção de sinistros – indeniza pagamentos dos custos de providências necessárias a fim de conter prejuízos causados por acidentes
- Honorários de peritos – cobre o reembolso de honorários (exceto advogados) para especialistas como: arquitetos, engenheiros, peritos, etc…
Coberturas de Responsabilidade Civil
Um seguro risco de engenharia também permite a contratação de outras coberturas para cobrir danos a terceiros e gastos com honorários advocatícios.
Essas coberturas podem ser:
- RC Empregador – cobertura para custos a danos pessoais sofridos por quaisquer trabalhadores a serviço do segurado na obra (empregados, estagiários, funcionários terceirizados etc…)
- Responsabilidade Cruzada – cobre os danos materiais e/ou corporais causados de forma involuntária a terceiros durante execução da obra por empreiteiros ou subempreiteiros que sejam ligados ao segurado durante o prazo de vigência da apólice
- Perdas Financeiras – oferece indenização para perdas e lucros cessantes que sejam causados involuntariamente a terceiros por decorrência da obra
- Danos Morais – oferece a cobertura por indenizações advindas de danos físicos ou materiais que estejam garantidos pela cobertura contratada
Cobertura para Equipamentos
Somada a cobertura que garante proteção contra danos em equipamentos utilizados na obra, o segurado pode ainda contratar proteções adicionais:
- Alojamentos e Depósitos – cobertura que garante indenização para perdas nos alojamentos e depósitos, seja por incêndio, alagamento ou inundação
- Propriedades Circunvizinhas – cobre os danos a bens da propriedade que não é pertencente ao escopo da obra ou mesmo a bens de terceiros sob guarda do segurado no local
Tranquilidade para toda obra
Ao optar pela contratação de um seguro de Riscos de Engenharia você consegue proteger não apenas o patrimônio dos responsáveis pelos empreendimentos para caso de sinistro, mas também evita que imprevistos possam inviabilizar a concretização de um projeto, afetando negativamente:
- compradores
- fornecedores
- funcionários
- outras pessoas e empresas envolvidas no processo.
Contra com uma apólice desse tipo passou a ser ainda mais importante no cenário econômico de pós-pandemia, onde vivenciamos no Brasil um aquecimento do setor de Construção Civil, havendo um expressivo número de canteiros de obras surgindo a fim de atender essa demanda que vem se expandindo.