O seguro veicular é uma forma de proteger o seu patrimônio e garantir a sua tranquilidade em caso de acidentes, roubos ou furtos. No entanto, muitas pessoas acham que o seguro é muito caro e acabam optando por não contratar esse serviço.
Mas será que é possível economizar no seguro auto sem abrir mão da qualidade e da cobertura? A resposta é sim! Neste post, vamos dar algumas dicas de como você pode reduzir o valor do seu seguro e ainda assim ter uma boa assistência. Confira!
Pesquise seu seguro veicular em diferentes seguradoras
Uma das formas mais simples de economizar no seguro auto é pesquisar em diferentes seguradoras e comparar os preços e as condições oferecidas. Você pode fazer isso pela internet, usando sites especializados em cotações de seguros, ou por meio de um corretor de confiança.
Ao pesquisar, você pode encontrar diferenças significativas nos valores cobrados pelas seguradoras, dependendo do perfil do condutor, do modelo do veículo, da região onde mora, entre outros fatores. Por isso, vale a pena dedicar um tempo para fazer essa pesquisa e escolher a melhor opção para o seu bolso.
As coberturas escolhidas e inseridas na cotação vão influenciar bastante no preço do seguro, não deixe de se atentar às coberturas contratadas entre as seguradoras pesquisadas.
Escolha um seguro veicular adequado às suas necessidades
Outra dica para economizar no seguro é escolher um plano que atenda às suas necessidades e expectativas. Não adianta contratar uma apólice com uma cobertura muito ampla se você não vai usar todos os serviços oferecidos.
Por outro lado, também não é recomendável contratar um seguro com uma cobertura muito restrita, pois se você precisar em um momento de emergência pode acabar ficando na mão.
O ideal é analisar quais são os riscos que você está disposto a assumir e quais são os benefícios que você deseja ter. Por exemplo, se você usa o seu carro apenas para passear na sua cidade, ou seu uso é 90% urbano, talvez não precise de um guincho sem limite de quilometragem, por exemplo. Agora se você usa o seu carro para trabalhar ou viajar longas distâncias com frequência, talvez seja interessante ter essas coberturas.
Aproveite os descontos e as vantagens
Procure saber quais são as possibilidades de reduzir o valor do prêmio. Além disso, algumas seguradoras também oferecem benefícios como serviços gratuitos ou com desconto em oficinas, estacionamentos, postos de combustível, etc. Esses benefícios podem representar uma economia indireta para o seu orçamento e ainda facilitar a sua vida.
Essas acima são algumas dicas de como conseguir economizar um pouco no seguro veicular sem comprometer a sua segurança e a sua tranquilidade.
Evite ter um sinistro de seguro recusado
Ao cotar um seguro sempre diga a verdade à seguradora, faz uber, entregas, trabalha como representante comercial? Não omita essas informações. Mesmo que isso hoje deixe seu seguro um pouco mais caro.
Se a seguradora no momento do sinistro conseguir provar, que o perfil informado no momento da contratação, é diferente do perfil de uso do carro no dia-a-dia sua indenização deve ser recusada.
- Seguro veicular caro? Economize no seguro
- Seguro de utilitário: O guia completo
- Quais os seguros que aceitam uber em 2023?
Como faço para contratar um seguro veicular?
Já entendeu como pode fazer para economizar um pouco no seguro, agora como faço para contratar um seguro veicular que seja adequado às minhas necessidades e ao meu orçamento?
Defina o tipo de seguro que você quer
O primeiro passo para contratar um seguro veicular é definir o tipo de seguro que você quer. Existem diferentes tipos de seguros, como o seguro compreensivo, que cobre danos ao seu veículo e a terceiros, o seguro de responsabilidade civil, que cobre apenas danos a terceiros, o seguro contra roubo e furto, que cobre apenas esses casos, entre outros.
Tipos de seguro hoje existentes no mercado.:
- Seguro compreensivo (completo)
- Seguro de responsabilidade civil (terceiros)
- Seguro de Roubo e furto
- Seguro de renovação mensal, ou seguro por assinatura
Você deve escolher o tipo de seguro que mais se adequa ao seu perfil, ao seu veículo e aos riscos que você está disposto a assumir.
Por exemplo, se você tem um carro novo e de alto valor, talvez seja interessante contratar um seguro completo, que ofereça uma cobertura mais ampla.
Agora se você tem um carro mais antigo e de baixo valor, talvez seja suficiente contratar um seguro contra roubo e furto, ou por assinatura que tem um custo menor.
Como já dito acima pesquise em diferentes seguradoras de carros
O segundo passo para contratar um seguro veicular é pesquisar em diferentes seguradoras e comparar os preços e as condições oferecidas.
Analise as coberturas e as franquias
O terceiro passo para contratar um seguro veicular é analisar as coberturas e as franquias oferecidas pelas seguradoras.
As coberturas são os serviços que o seguro oferece em caso de sinistro, como reparo ou indenização do veículo, assistência 24 horas, carro reserva, etc.
As franquias são os valores que você deve pagar em caso de acionar o seguro para consertar o seu veículo.
Você deve analisar quais são as coberturas que você precisa e quais são as franquias que você pode pagar.
Lembre-se de que o seguro é o investimento mais barato que você pode fazer para evitar a perda do seu patrimônio. É a ferramenta mais eficaz para evitar prejuízos maiores no futuro e que sempre vale a pena buscar a melhor relação custo-benefício para o seu caso.
Ao cotar um seguro sempre diga a verdade à seguradora, faz uber, entregas, trabalha como representante comercial? Não omita e