Seguro Garantia contratual está precisando contratar um, para cumprimento de um contrato com órgão público ou privado, correto? Fizemos este artigo para tentar ajudar no que for possível. Em muitos casos, os órgãos públicos exigem que empresas que desejam prestar serviços com eles forneçam um seguro que garanta parte do processo de licitação ou contratação.
Esse seguro servirá como uma garantia, de que a empresa cumprirá com as obrigações estipuladas no contrato.
Essa exigência pode variar dependendo do tipo de contrato e das leis e regulamentos locais. Por isso mesmo ao entrar em contato com a Rapio Seguros para cotação, tenha em mãos o escopo do que precisa em seu seguro garantia.
Geralmente, contratos de grande porte ou contratos de construção e serviços são mais propensos a exigir um seguro de garantia. Mesmo que não esteja prestando serviço para órgão público, pode ser que uma empresa contratante exija uma apólice se resguardando em grandes contratos.
Já deu uma lida em nosso blog nos textos que tratam do seguro empresarial?
- Seguro empresarial: Cinco motivos para ter um seguro empresarial
- Seguro empresarial.: Por quê contratar?
- Seguro de vida empresarial: protegendo funcionários e negócios
O que é um seguro garantia?
O seguro de garantia, também conhecido como seguro de fiança (é diferente do fiança locatícia) ou seguro de caução, é um tipo de apólice que garante o cumprimento de obrigações contratuais entre duas partes, como já explicado um pouco acima.
Por exemplo, no contexto de contratos de construção, o contratante pode exigir que o contratado obtenha um seguro de garantia para garantir que o projeto seja concluído conforme acordado, protegendo-se assim contra possíveis descumprimentos ou falhas no trabalho realizado.
Há também nesta linha de construção e obras civis, o seguro de responsabilidade civil engenharia.
Seguro RC engenharia seguro, como funciona?
O seguro de construções tem o objetivo de garantir a cobertura de acidentes que possam ocorrer num canteiro de obras e é fundamental para garantir a proteção da empresa e dos trabalhadores.
Uma apólice dessas também oferece garantias para as despesas ou serviços oriundos dos prejuízos provocados em:
- máquinas
- equipamentos
- estruturas metálicas
- bens instalados
- estruturas montadas
Para entender um pouco mais sobre deixamos este artigo destacado. Trata somente do seguro de obras.
Já deu uma lida em nosso blog nos textos que tratam dos seguro de equipamentos?
O que acontece se houver o descumprimento do contrato segurado?
Em caso de descumprimento das obrigações contratuais por parte do contratado, a seguradora irá compensar o contratante por perdas ou danos sofridos, até o limite especificado na apólice. Isso é importante de deixar destacado!
Nem sempre o contrato é garantido em sua totalidade, mas em um percentual definido pelo contratante. É esse percentual que será garantido e indenizado pela seguradora.
Quando podem me exigir um seguro garantia?
É um seguro bem versátil e que pode ser exigido em várias situações comerciais, listamos algumas das principais abaixo.
- Contratos de construção (Não substitui o RC Engenharia)
- Licitações governamentais
- Contratos de aluguel
- Contratos de fornecimento
O Seguro contratual é uma forma inteligente de mitigar o risco e fornecer segurança para ambas as partes envolvidas na transação.
Quanto Custa o Seguro Garantia?
Como todo seguro é difícil fornecer um percentual exato em relação ao valor do contrato, uma estimativa comum para o custo do seguro contratual é entre 0,5% a 2% do valor da garantia exigida.
Deixamos alguns exemplos abaixo.:
Exemplo 1
Valor da garantia exigida em um contrato é de R$2.500.000 ?
O custo do seguro poderia variar de R$ 12.500 a R$ 50.000
Exemplo 2
Valor da garantia exigida em um contrato é de R$100.000 ?
O custo do seguro poderia variar de R$500 a R$2.000
No entanto, é importante ressaltar que essa é apenas uma estimativa geral e o custo real pode variar significativamente com base em vários fatores, como o risco associado ao contrato, a saúde financeira da empresa e o período de cobertura.
Recomenda-se sempre solicitar cotações específicas ao seu corretor de confiança para obter uma estimativa precisa do custo do seguro garantia para um contrato específico.
Em pequenos contratos e participação em licitações, o seguro pode custar a partir de R$150.
Vai participar de uma licitação, em que o seguro garantia é obrigatório?
Se você precisa participar de uma licitação na qual o seguro garantia é obrigatório, você geralmente terá que seguir os seguintes passos:
Leia os documentos da licitação com máxima atenção!!
Sempre verifique cuidadosamente os documentos da licitação, para entender todas as exigências, incluindo e principalmente aquelas relacionadas ao seguro garantia.
Obtenha informações sobre o seguro garantia
Entre em contato com a Rapio corretora de seguros, para obter informações sobre o seguro contratual. Desta forma podemos fornecer detalhes sobre os tipos de seguro disponíveis, os custos associados e os requisitos específicos para a licitação em questão.
Levando em consideração o valor da garantia exigida e outros detalhes específicos do contrato.
Forneça a documentação necessária
Durante o processo de licitação, você precisará fornecer a documentação comprovando que possui o seguro garantia conforme exigido nos documentos da licitação.
Cumpra todas as outras exigências da licitação
Além do seguro garantia, certifique-se de cumprir todas as outras exigências da licitação e apresentar toda a documentação necessária dentro do prazo estipulado.
Certifique-se de começar esse processo com antecedência suficiente para garantir que você tenha tempo adequado para obter o seguro garantia e cumprir todos os requisitos da licitação dentro do prazo.
Alguns processos levam tempo e se não estiver preparado, e atento pode acabar perdendo prazo por bobagem.
Quais são as modalidades de Seguro Garantia?
- Garantia do Licitante
- Garantia Contratual
- Garantia do Executante
- Garantia Aduaneira
- Garantia Judicial
- Garantia de Adiantamento de Pagamentos
- Garantia Financeira
- Garantia Locatícia
Portanto, se você está buscando prestar serviços a um órgão público, é importante verificar os requisitos específicos do contrato e seguro de garantia que eles possam exigir e garantir que sua empresa esteja em conformidade com essas exigências para participar dos processos de licitação ou contratação. Pode dar um conferida também no site da SUSEP para se informar mais a respeito.
Conte com a Rapio Corretora de Seguros neste processo. Entre em contato conosco, estamos à disposição.