Quem trabalha no agronegócio sabe o preço dos equipamentos agrícolas. Passar pela situação de perder um trator ou colheitadeira em função de um acidente ou roubo é um prejuízo muito grande.
Ao contrário do que se pensa – que seguro é só para automóveis ou residências – também existe a opção de seguro para maquinário agrícola, pois acidentes e roubos de máquinas agrícolas ocorrem todo dia.
E nesses casos repor o valor desse bem, seja por perda parcial ou total torna-se um gasto altíssimo para quem não dispõe de um seguro desse tipo.
O seguro para equipamentos agrícolas nesse ponto funciona como uma garantia, para repor um maquinário roubado ou custear o conserto de qualquer equipamento agrícola que necessite de manutenção, por exemplo.
Esse tipo de seguro pode ser contratado por:
- agricultores;
- pecuaristas;
- empresas atuantes no agronegócio.
Se você atua nessas áreas e pretende adquirir um seguro desse tipo, saber como funciona e dicas para contratação além de outras informações, não deixe de ler o artigo de hoje.
Por que investir num seguro de máquinas agrícolas?
A finalidade do seguro de máquinas agrícolas e tratores é proteger equipamentos utilizados na condução da lavoura como:
- semeadoras;
- tratores;
- colheitadeiras;
- plantadeiras;
- pulverizadores;
- pivôs;
- entre outros.
Entre as proteções mais comuns oferecidas nessa modalidade de seguro estão: contra roubo, incêndio e acidentes – seja para danos físicos e/ou elétricos.
Por mais cuidadoso que você e os colaboradores que operam o maquinário sejam também, os riscos estão presentes no cotidiano agrícola e estar desprevenido nessas horas pode ser a receita do desastre. O mesmo vale para o caso de furtos ou roubos!
Se algo ocorrer com sua máquina agrícola, quanto tempo e dinheiro será necessário para a compra de uma nova.
É nisso que se deve pensar, melhor prevenir do que remediar. E dispor de um seguro para seu maquinário agrícola é a melhor opção.
Escolher o seguro é ter sempre em mente a necessidade de proteger os seus bens e prevenir os riscos de prejuízo e incômodos na sua lavoura.
Coberturas de Seguro para maquinário agrícola
Existem uma ampla variedade de seguradoras que realizam cotações de seguro para máquinas de uso agrícola. O seguro pode ser contratado para equipamentos de pequeno porte e até para máquinas mais complexas.
As coberturas das apólices de seguros podem variar desde coberturas básicas que incluem proteção contra:
- Roubo
- Furto (atenção, pois nem todos os tipos de furtos são cobertos)
- Danos materiais de acidentes de causa externa, como: colisão, capotamento…
- Incêndios, raios, explosões
- Vendaval, granizo.
Mas caso você necessite de coberturas adicionais – onde você opta por contratar, elas protegem ainda para casos como:
- Danos elétricos
- Lucros cessantes
- Perda ou pagamento de aluguel
- Despesas fixas
- Responsabilidade civil
- Viagens de entrega
- Entre outros
A disponibilidade e detalhes de cada cobertura podem variar de uma seguradora para outra. Portanto, aqui indicamos pesquisar e ver qual se adequa melhor às suas necessidades.
O ideal inclusive é você negociar as coberturas do seguro para cada máquina agrícola que possuir, avaliar o valor e decidir se aquele bem merece a proteção que está sendo oferecida ou necessita maior proteção.
Como contratar um seguro de máquinas e equipamentos agrícolas
O mercado de seguros agrícolas e também de outras modalidades é regulamentado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), então a primeira dica aqui é verificar se a seguradora do seu interesse pertence à lista de empresas autorizadas pela Susep a operar no mercado.
Isso é de suma importância, pois caso você se sinta lesado ou prejudicado de qualquer forma é possível comunicar à Susep, que tomará as providências. Dessa forma, você garante a restituição do bem de acordo com o que foi negociado na apólice contratada.
Depois de escolher uma seguradora séria e de confiança, vejamos como se dá a contratação.
Passos para contratação do seguro agrícola
- Leia com cuidado a proposta da seguradora e as coberturas oferecidas e em seguida, se estiver de acordo, repasse os dados necessários solicitados para a contratação.
- Para a finalização do contrato pode ser que a corretora de seguros agende a vistoria presencial do equipamento, caso seja necessário.
- Se não precisar do encontro presencial, a apólice do seguro já fica valendo no mesmo dia.
- Pode ser necessário ainda que você faça a assinatura e envie outros
- Você precisará fazer a quitação da 1ª parcela e depois da vistoria e aceitação da parte da seguradora, a apólice será gerada e enviada para o telefone ou e-mail de contato seu.
- Leia a apólice de seguro contratada com a máxima atenção e SEMPRE guarde uma via com você.
Principais seguradoras para maquinário agrícola
Entre as mais conhecidas destacamos:
O que levar em conta ao investir no seguro para máquinas e tratores agrícolas
O seguro de maquinário agrícolas é muito similar ao de automóveis e você pode parcelar sem acréscimo de juros, se for da política de pagamento da seguradora contratada.
Vale lembrar que cada seguradora oferece garantias diferentes – algumas cobrem furto simples, algumas garantem cobertura de acidente em rodovias, por isso indicamos
contratar o seguro com atenção e com uma corretora de seguros que oriente sobre esses detalhes e explique bem o que não está coberto na apólice.
Algumas seguradoras são bastante flexíveis na contratação do seguro, até em casos que o equipamento esteja sem a nota fiscal ou tenha sido adquirido fora do país e inclusive na possibilidade de incluir coberturas adicionais e ajustar valor de franquias.
Também há possibilidade de descontos e bonificações:
- de acordo com a experiência do seguro
- por quantidade de equipamentos segurados
- em casos de ampliação da franquia
- pela instalação de rastreadores
- por contratação de seguro plurianual
Prevenção não é só para automóveis!
Na cidade os veículos são importantes, assim como o maquinário agrícola no campo, onde eles são bens essenciais e preciosos das fazendas, sítios e chácaras.
Investir num seguro desses bens vai garantir a proteção desse patrimônio fundamental para o negócio gerando mais tranquilidade aos agricultores e trabalhadores do agronegócio, pois evita problemas, dores de cabeça, atrasos e prejuízos.