É mito ou verdade que as seguradoras não aceitam fazer a proteção de carros de leilão?
Muito se fala sobre as seguradoras não aceitarem fazer seguro de carros provenientes de leilão ou já sinistrados.
Fato é que muitas pessoas vão atrás desse meio de aquisição de bens porque conseguem algo que estavam almejando há muito tempo com um desconto que, em relação ao valor de mercado, ultrapassa os 50%.
Por isso muitos motoristas não perdem a oportunidade. No entanto, essa escolha pode dificultar na hora de conseguir fechar um seguro auto.
E é isso que iremos falar neste texto. Vamos entender o porquê de algumas seguradoras não aceitarem carros de leilão. Acompanhe!
Como funciona o leilão de carros?
Para responder a pergunta se as seguradoras aceitam carros sinistrados, primeiramente, vamos falar sobre como funciona o leilão de carros.
Afinal, um carro vai a leilão devido a três condições. São eles:
- Por inadimplência, ou seja, o dono original do carro financiou o veículo e deixou de pagar as prestações, o que leva a financeira a tomar o veículo de volta
- Carros provenientes de roubo ou furto, isto é, sinistrados
- Carro que foi acidentado gravemente, muitos destes com um sinistro do tipo PT e o dono indenizado pela seguradora.
Portanto, o que a seguradora irá fazer é avaliar o tipo de leilão em que o carro esteve. Por exemplo, uma empresa pode segurar um veículo que foi leiloado por inadimplência sem muitos problemas.
Então, esses são os três tipos de leilão de carros que podem ocorrer e que as seguradoras também estão de olho. Afinal, elas precisam saber a origem do veículo que irão proteger.
Por isso, se quiser arrematar um carro de leilão e depois colocá-lo no seguro é importante saber qual tipo de leilão participar.
As seguradoras não aceitam carros de leilão ou sinistrados?
Então, agora que sabemos como funciona um leilão de veículos e quais são os três fatores que levam um carro a leilão, iremos falar sobre os seguradores que não aceitam carros provenientes deste tipo de negócio.
Partindo do princípio de que toda empresa conta com regras, com as seguradoras isso não é diferente. Elas possuem suas regras de aceitação ou não na hora de realizar o seguro auto.
Sendo assim, muitas delas têm como requisito de recusa, o carro ser advindo de um leilão. Isso se dá, porque as companhias de seguro são relutantes em aceitar carros com alguma modificação.
Ou ainda, carros com algum tipo incomum de origem. Isso é um problema para a pessoa que procura por uma boa empresa de seguros, uma vez que são poucas companhias que aceitam veículos desse tipo.
Essa desvantagem faz com que você fique preso com a mesma seguradora em caso de aumento de mensalidade, por exemplo.
Em outras palavras, as seguradoras aceitam carros de leilão. Porém, a aceitação não depende apenas do veículo ser de leilão ou não, e sim, a origem dele.
Entretanto, o que dificulta essa contratação, na maioria das vezes, é não saber a origem de determinados veículos. Isso porque muitas empresas não compartilham essa informação. Por isso que há essa resistência por parte das empresas de seguros.
Por outro lado, há uma maneira de tentar convencer a seguradora a fechar com você. E falaremos dela agora. Acompanhe!
Fazer vistoria e buscar o histórico do veículo ajuda na contratação de seguro auto
Então, uma das maneiras de tentar convencer alguma seguradora a fechar o seu carro arrematado em leilão é tentar provar o bom histórico do veículo e procedência.
Com as informações contidas no RENAVAM, você consegue descobrir um pouco mais sobre a “vida pregressa” do carro. Com uma busca paga na internet, já se tem muita informação do histórico do carro que se está adquirindo.
No caso da vistoria, o procedimento é feito em lojas de vistoria veicular e é um procedimento pago. No entanto, com isso, é possível saber tanto a origem do modelo, como até mesmo o estado em que o veículo se encontra além das possíveis alterações. O que normalmente é visto nas vistorias:
- Pneu
- Motor
- Lataria
- Acessórios
- Estado de conservação
- Faróis.
Como pode ver, é um procedimento bem minucioso. Por isso, muitos procuram esse tipo de serviço para descobrir mais sobre algum modelo.
Assim sendo, é possível ter em mãos mais justificativas e documentos para que a seguradora fique mais tranquila em relação ao seu veículo.
Além disso, esses dois procedimentos também podem ser úteis se você estiver de olho em um modelo específico e ainda não o comprou. Assim você poderá saber mais sobre o carro antes de tomar a decisão.
As seguradoras que aceitam carro de leilão
Mas, saiba que nem tudo está perdido. O mercado de seguros está muito bem representado e conta com empresas que aceitam carros de leilão. Hoje em Janeiro de 2023 são elas.:
- Suhai Seguros
- É a seguradora que mais aceita carros de leilão, sem muita frescura. Com percentual Fipe entre seus 70~80% e pode subir com as renovações.
- Só pedem a vistoria padrão mesmo, de forma digital e ágil
- Não pedem laudo veicular, ou vistoria cautelar
- Liberty Seguros
- Já teve uma aceitação melhor pra carros de leilão, hoje é bem mais restritiva como o mercado num todo, mas ainda tem aceitado alguma coisa!
- Quando tem aceitação já depreciam logo na cotação a FIPE para 80% normalmente
- Para aceitação pedem laudo cautelar, mais vistoria padrão da companhia
- Allianz
- Das companhias de seguros completos é a que melhor ‘paga’ FIPE 90% quando identificam o leilão
- Tem uma relativa boa aceitação, quando tem um custo justo
- Para que o veículo seja aceito na companhia precisa do laudo cautelar aprovado pela Dekra vistorias
- Porto Seguro / Azul
- Aceitam carros de leilão, mas é muito difícil de conseguir
- Quando tem aceitação o percentual pago aceito é de 80% Fipe
- Vistoria que normalmente pedem é uma mais completinha da própria companhia, e em alguns casos pedem notas fiscais de reparos
Essas são algumas das seguradoras que podem oferecer uma cobertura interessante para carros de leilão e são menos rigorosas na questão da origem do veículo.
Porém, é importante destacar que a Suhai oferece proteção contra furto, roubo e perda total apenas. Suhai não tem a opção de seguro completo, ou seja está comprando carro de leilão e quer o seguro completo. Cote antes com placa e veja se algumas das citadas acima apresentam cotação, já depreciando FIPE e mesmo assim pode ter uma negativa na efetivação da proposta no final.
Já as outras seguradoras citadas contam com coberturas mais completas, no entanto, mais caras também e com mais restrições para entrada do veículo na companhia.
Mesmo assim, consideramos boas opções para quem tem carro de leilão e não abre mão de se manter segurado.
Portanto, a seguradora com mais chances de conseguir proteção é a Suhai.
Quais as seguradoras que não aceitam carros de leilão? Hoje em Janeiro de 2023.
A lista abaixo é com base nas cotações da nossa corretora de seguros.
- Sompo
- Zurich
- HDI
- Alfa
- Bradesco
- Mitsui
- Mapfre (Já tivemos um ou outro carro de leilão segurado na Mapfre, mas são tão poucos que nem consideramos.)
- Tokio Marine (Até apresenta cotação em alguns raros casos, mas aceitar mesmo não tivemos nenhum caso até hoje.)
Por que é difícil conseguir seguro para carros de leilão ou sinistrados?
Por fim, como vimos neste texto, carros com origem ou proveniência de leião são mais difíceis de conseguir proteção de seguro auto. As seguradoras também precisam de uma certa tranquilidade para trabalhar e isso reflete na hora de aceitar um carro para se proteger.
Imagine que você como segurado tenha passado por uma situação de furto, por exemplo. Na renovação do seu seguro, a companhia, sabendo desse histórico, pode aumentar o valor da apólice.
A mesma lógica se aplica aos bens. Ao saber o histórico do veículo, a companhia já trata de aumentar a dificuldade de proteção.
Isso deixa os clientes com poucas opções para escolher, afinal, com poucas empresas concorrendo, você tem que pagar o valor estipulado sem muito poder de barganha.
É por isso que é difícil conseguir seguro para carros sinistrados. Tem um carro de leilão, está pensando em adquirir um? Faça uma cotação de seguro do seu carro conosco! 😉